top of page
  • citebonline

27 de Junho - Dia Internacional das Micros, Pequenas e Médias Empresas


No mundo as micros, pequenas e médias empresas correspondem a 90% dos negócios abertos. Também são responsáveis por metade do PIB global e mais de 60% dos postos de trabalho. Nos países emergentes a cada 10 trabalhadores, 7 são contratados por médias empresas. Esses são dados da ONU, que estipulou o dia 27 de junho como o Dia Internacional das Micros, Pequenas e Médias Empresas.


No Brasil

No Brasil, de acordo com o SEBRAE, as PME’s constituem 99% dos estabelecimentos comerciais e contribuem com 30% do PIB nacional. E o Dia Nacional do Empreendedor é celebrado em 5 de outubro.


“A micro e pequena empresa, no Brasil e no mundo inteiro, é a teia que sustenta qualquer país. É a padaria, a loja de roupa, todos os segmentos da sociedade. O Brasil vem aperfeiçoando esse ambiente de melhoria de convivência com a micro e pequena empresa. Representamos hoje sete milhões de micro e pequenas empresas e cerca de 12 milhões de microempreendedores individuais e emprega 55% dos brasileiros com carteira assinada”, destaca o presidente da entidade, Carlos Melles.


Agenda 2030

Fortalecer os negócios locais é uma forma que qualquer cidadão do mundo pode fazer para colaborar com a melhoria da qualidade de vida e crise climática. Por conta de estimular a geração de trabalho e renda, diminuir as distâncias entre produção e entrega, estimulando políticas públicas e governança. Todos itens que estão presentes na Agenda 2030 da ONU.


Inclusive, as micro, pequenas e médias empresas são estratégicas para vários governos ao redor do mundo. De acordo com o Banco Mundial, serão precisos 600 milhões de empregos até 2030 para atender a força de trabalho mundial, especialmente nos países do Sul Global.






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page