(Imagem ilustrativa de rawpixel.com no Freepik)
Que o agronegócio é o setor que mais investe em tecnologia e inovação, isso não é segredo. Portanto, é esperado que seja também aquele que mais faça uso do que há de mais assertivo no dia a dia de suas tomadas de decisão, como a ciência dos dados. De um passo a outro, consultar o Observatório da Agropecuária do Brasil, plataforma gratuita, é uma atitude estratégica para os negócios.
Observatório da Agropecuária
A plataforma gratuita disponibilizada pelo MAPA - Ministério da Agricultura e Agropecuária, permite ao usuário obter informações de todos os temas do Observatório, como “elaborar relatórios versáteis, sobre Agricultura Familiar, Agropecuária Sustentável e Meio Ambiente, Aquicultura, Assistência Técnica, Assuntos fundiários, Comércio Exterior, Crédito Rural, Fertilizantes, Indicadores, Pecuária, Produtos Agrícolas, Programa Nacional dos Solos (PronaSolos) e Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC)”, diz o comunicado no site do governo.
Há relatórios prévios criados, mas qualquer pessoa pode criar suas próprias pesquisas com dados estatísticos, geoespaciais, gráficos e outros.Esses relatórios podem ser baixados via PDF ou salvos na plataforma para consultas posteriores.
Base de dados
Hoje o Observatório da Agropecuária conta com uma base de dados gigantesca que abarca mais de 20 parceiros em todo mundo no desenvolvimento, mais de 300 bases de dados integrados e centenas de dados de geoespacialização.
A base de metadados está organizada por:
Agricultura familiar;
Agropecuária sustentável e meio ambiente;
Aquicultura;
Assistência técnica;
Assuntos fundiários;
Crédito rural;
Fertilizantes;
Indicações geográficas;
Pecuária;
Produtos agrícolas;
Programa nacional de solos;
Recursos hídricos e agricultura;
Sistema brasileiro de inspeção;
Zoneamento agrícola de risco climático.
Ciência dos Dados
A partir de uma quantidade generosa de informações, essa área multidisciplinar do conhecimento envolve engenharia da computação, estatística, inteligência artificial e matemática aplicada para extrair soluções. Traduzindo informações em dados. Dados em respostas otimizadas.
A partir dessas análises, que podem ser segmentadas por região, produto e ainda dados cruzados, conduz o uso estratégico dos recursos. Tanto financeiros, como pessoais, materiais e produtivos, para um melhor retorno dos investimentos.
#inovação #inovaçãoaberta #inovaçãosocial #inovaçãotransversal #tecnologia #cienciadosdados #pesquisaedesenvolvimento #incubadoradeempresas #agronegocio #biguaçu
Comments