top of page
  • citebonline

Defesa/ Programa Fragatas Classe Tamandaré

Com prazo de entrega entre 2025 e 2028, começou em setembro os trabalhos do Programa Fragatas “Classe Tamandaré” em Santa Catarina. Esse é o investimento da Marinha do Brasil na renovação da esquadra com quatro navios modernos de alta complexidade tecnológica construídos no país. Investimento estimado em R$ 9 bilhões.


Em Santa Catarina

De acordo com o site da FIESC, o consórcio Águas Azuis assinou em 2020 um contrato com a Emgepron para a construção de quatro fragatas de última geração que irão compor a esquadra da Marinha do Brasil. A construção está sendo realizada em Itajaí, na Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul.


As Fragatas

Previstas inicialmente como escoltas versáteis e significativo poder de combate, as embarcações serão capazes de realizar missões de defesa, aproximadas ou afastadas da costa do litoral brasileiro. Também irão atuar na fiscalização e proteção de atividades econômicas, como pesqueira e petrolífera.


Conforme o site da Marinha do Brasil, “Serão navios com alto poder combatente, capazes de proteger a extensa área marítima brasileira, com mais de 5,7 mil km², denominada “Amazônia Azul”, realizar operações de busca e salvamento e atender compromissos internacionais, entre outras tarefas”.


O Programa Fragatas

O Programa Fragatas faz parte de um projeto maior, o Programa Estratégico “Construção do Núcleo do Poder Naval”. Onde suas bases estão na produção de navios com o máximo de conteúdo nacional, incluindo a transferência de tecnologia desenvolvida através de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e a gestão do conhecimento.


O chamamento público para o Programa Fragatas aconteceu em 2017 e em 2019 o projeto catarinense Consórcio Águas Azuis foi escolhido como a melhor oferta do programa. Em 2021 foi inaugurado o escritório técnico em Itajaí/ SC e, agora em 2022, foi realizada a cerimônia de corte da chapa que será usada na produção do casco e da superestrutura da futura embarcação. Dando início oficial a construção da primeira fragata.


Com @fiesc_oficial




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page