top of page
  • citebonline

Dia da Inovação em Biguaçu 2023

Atualizado: 19 de mai. de 2023




Na manhã de 16 de maio, o CITeB reuniu no auditório da Univali em Biguaçu, poder público e empresários da região. Estiveram presentes o prefeito do município, Sr. Salmir da Silva, o deputado estadual Sr. Jair Miotto e o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Sr. Marcelo Fett, para falar sobre investimentos e a importância do ecossistema de inovação que está em desenvolvimento na região.


O evento foi considerado um sucesso! Especialmente em termos de efetividade das participações. Inclusive uma das falas do Secretário Marcelo Fett, corresponde ao CITeB estar alinhado às estratégias do Governos Federal e Estadual.


Para o superintendente do CITeB, Sr. João Braz da Silva, o Dia da Inovação sintetizou várias ações que estão sendo feitas pela Fundação ao longo desses 18 anos e contemplando também ação junto à prefeitura de Biguaçu de estabelecer um Centro de Inovação no município.


“O ponto alto desse evento foi a fala do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Marcelo Fett, quando diz que o município de Biguaçu está com as estratégias de governo alinhadas com aquilo que o Estado e a União estão querendo para os Centros de Inovação de Santa Catarina”, disse o superintendente.



Durante o encontro foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e o próprio CITeB. Esse acordo permite que todas pesquisas e desenvolvimentos de novas tecnologias feitas por empresas incubadas ou pesquisadores do CITeB possam transferir esse conhecimento para solucionar temas e problemas relacionados ao município.


O primeiro desafio é auxiliar a Secretaria de Agricultura na demanda de criar um canal de venda e entregas de produtos rurais, para o consumidor final (que já está em construção em parceria com a plataforma Raeasy). Outra demanda é o desenvolvimento de pesquisas para o uso de macro alga em produtos diversos, desde saúde, cosméticos e até biofertilizantes, que é uma demanda mundial.


Dentro das tratativas, a intenção é que o dia 16 de maio seja reconhecido como Dia da Inovação em Biguaçu como atividade de calendário do município. Para que anualmente, durante o aniversário da cidade celebrado em 17 de maio, os temas de inovação e empreendedorismo façam parte das demandas de políticas públicas.


Para o Sr. João Braz da Silva, a data vai além de assuntos pertinentes aos Centros de Inovação. “Atinge também universidades, associações de classe, grupos de empresas, enfim, qualquer instituição que deseje usar a tecnologia como forma de agregar valor em seus produtos e serviços”, diz.


Dessa forma o município estaria abrigando todas as ideias, ações, num dia ou por uma semana, que por conta do aniversário de Biguaçu já estariam na pauta atendendo as necessidades do próprio município.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page