top of page
  • citebonline

Ecossistema de Inovação/ O que é um ecossistema de inovação?



Sabia que uma das missões da Fundação CITeB é colaborar na construção de um ecossistema de inovação em Biguaçu e região? Aqui o verbo colaborar é importante. Pois nada é feito sozinho e sim em grupo, com pessoas que têm o mesmo objetivo.


Definições

Assim, recapitular o que é entendido como ecossistema de inovação é reforçar o nosso compromisso. Portanto, de acordo com a Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento - OCDE, inovação é “a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.


Já um ecossistema, palavra não à toa associada à biologia, representa um ambiente formado de interações entre organismos vivos e componentes como elementos químicos, físicos e minerais. Esse diálogo ocorre através da transferência de energia entre si, cujo objetivo é manter um equilíbrio sustentável.


Ecossistema de negócios x Ecossistema de inovação

Foi o pesquisador estadunidense James F. Moore quem usou primeiramente a expressão ecossistema de negócios para definir espaços em que as organizações trabalham de forma cooperativas e competitivas (coopetem) para satisfazer necessidades dos consumidores, empresas e organizações por bens e serviços, trazendo inovações ao longo do processo.


A evolução desse conceito são os ecossistemas de inovação. Onde além dos elementos acima, é fundamental que compartilhem a mesma visão de futuro, uma co-evolução entre todos os seus atores e vejam oportunidades ambientais como vantagem competitiva.


A partir dessa ideia, diversos teóricos definem um ecossistema de inovação a partir de seus próprios referenciais e experiências. Alguns salientam o desenvolvimento sustentável, outros defendem os interesses econômicos, há quem destaque os processos sociais, ou ainda os impactos interorganizacionais, enfim.


De comum, os ecossistemas de inovação se baseiam na convivência em comunidades em harmonia com o meio ambiente, através da economia do conhecimento.


Você gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seus comentários.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page