top of page
  • citebonline

Férias/ Descanso é fundamental




Sim, é preciso descansar. As horas e dias que o profissional fica distante do seu ofício tradicional são essenciais para o corpo e cérebro produzirem com qualidade no momento exigido. Algo que era visto como preguiça, hoje é entendido como necessário.


Em artigo publicado no portal do Hospital Albert Einstein, o psicólogo Thiago Amaro Machado explicou que os benefícios de um período de férias são muitos. “A falta de obrigatoriedade em lidar com a responsabilidade e o estresse do trabalho pode acarretar uma resposta rápida no organismo como relaxamento, melhora do sono, melhora do apetite, maior ânimo e disposição, ou seja, acaba melhorando os sintomas somáticos relacionados à vida cotidiana”, explica.


Férias sem culpa

O Brasil é hoje o país mais ansioso do mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que significa cerca de 10% da população diagnosticada com o transtorno. Mas pode ser maior, uma vez que falar de saúde mental ainda é um tabu no país. As causas são várias e a falta de descanso é só uma delas.


Outro dado é o aumento de profissionais que apontam sentir culpa por tirar dias de folga e ficarem distantes do seu trabalho. Em especial, as mulheres. Porém, essa dedicação exagerada pode ocasionar em esgotamento extremo, como burnout. Portanto, antes do corpo obrigar a parar, ignore a culpa e valorize sua saúde.


Benefícios profissionais

Um tempo curto de descanso pode ajudar na produtividade, porém férias significam mais dias de mudança de rotina, isso sim resulta num rendimento superior quando voltar ao escritório. “Afinal, um profissional descansado pode ser mais produtivo e retornar mais engajado, tendo impacto direto em sua produtividade e resultados organizacionais”, comenta Thiago.


Entre passar as férias em casa ou viajando, o importante é a mudança no cotidiano. Estar num lugar novo, conhecer diferentes culturas e ambientes, favorece esse desligamento com o cotidiano. Mas se for o caso, passear e promover atividades ao ar livre podem ser tão benéficas quanto caminhar na praia. “O importante é usufruir das férias para fins de relaxamento ao invés de usar o tempo disponível para resolver problemas ou pendências, diminuindo muito a sensação de estar realmente descansando”. ressalta o psicólogo.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page