“O futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o ócio criativo”. Essa frase é do sociólogo italiano Domenico De Mais, escritor e professor de sociologia do trabalho na Universidade de Roma "La Sapienza".
O que isso quer dizer?
Que você, eu e todos aqui já entendemos que o cansaço pode ser uma nova epidemia se não tratarmos dele com a atenção que merece. Afinal, produtividade tem tudo a ver com a disponibilidade de energia para a execução das nossas atividades.
Desse modo descanso é direito e necessidade. Diferente de preguiça e procrastinação, o ócio criativo tem o objetivo de recarregar o corpo de energia e esvaziar a mente para a fruição de novas ideias. O Professor De Mais propõe:
- Ouça seu tempo interno e realiza pausas;
- Use seu tempo livre com inteligência;
- Reorganize sua rotina de trabalho
E quem ainda não conhece sua obra “O Ócio Criativo”, recomenda-se como leitura de férias e de estratégias para o próximo ano. Talvez até o próximo ciclo da sua vida, dependendo de como a reflexão irá atingir você. ;)
(Fonte: https://hsmuniversity.com.br/blog/ocio-criativo/ e https://www.youtube.com/watch?v=27qYshpVxpI )
Comments