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Gestão/ 7 atitudes de um bom líder

Como manter a equipe engajada e motivada? Há menos de 90 dias para o final do ano, a sensação é de que não há tempo a perder para alcançar as metas e entregar os resultados. Contudo, os números não são nada sem as pessoas. Por isso, a equipe CITeB traz 7 atitudes de um bom líder para uma gestão mais humana e valorosa.


1.) Compartilhe informação

As pessoas gostam de se sentir pertencentes ao grupo, ao projeto, à empresa. Dessa forma, quando o líder compartilha informações sobre algum negócio novo, ou algum resultado alcançado, ou ainda um evento de outra área da empresa, a equipe sente que faz parte do todo.


2.) Agradeça

A ciência tem demonstrado que o sentimento de gratidão é positivo a quem recebe o reconhecimento, mas principalmente a quem agradece. Relaxa as tensões, ajuda a química do cérebro a identificar o que faz bem. Processo pessoal interno que reflete no externo.


3.) Dê autonomia

Gestores de recursos humanos sabem, hoje o que atrai e retém os talentos dentro das equipes é o grau de autonomia no desenvolvimento do próprio trabalho. Àquela gestão cercada faz com que os profissionais se sintam amarrados. Portanto una o útil ao agradável, confie nos membros de sua equipe e diminua a própria cobrança.


4.) Elogie

Quem não gosta de ser reconhecido pelo bom trabalho realizado? Assim como você, as pessoas da sua equipe também. Um elogio durante uma reunião, um e-mail de parabéns pelas metas alcançadas e outras formas sutis fazem uma grande diferença.


5.) Dê feedback

Nem sempre os membros da equipe sabem se estão no caminho e no ritmo certos. Por isso, o feedback do gestor é tão importante. Porém evite expor a dificuldade de um profissional diante do outro, para evitar o mal estar e desestabilizar a equipe. Elogios podem ser feitos em público, mas chamadas de atenção devem ser privadas.


6.) Simplifique

Ninguém gosta de reunião cuja pauta poderia ser resolvida num e-mail. Seguindo esse raciocínio da praticidade, diminua a burocracia no dia a dia sempre que possível. Esse comportamento menos formal traz agilidade no cotidiano profissional.


7.) Seja acessível

É possível que com tantas responsabilidades e cobranças os gestores tenham comportamentos introvertidos ou distantes. Contudo, essa postura comum no passado não condiz com a necessidade de uma realidade acelerada, despojada e flexível. Os gestores que se colocam mais acessíveis obtêm respostas mais rápidas e efetivas de seus colaboradores.


Gestão no ambiente de inovação

Dentro de um ambiente de inovação habitam a leveza e a informalidade no cotidiano profissional. Depois de séculos dependentes de um ambiente destinado exclusivamente para o trabalho, de forma fechada e pesada, é fato que adaptações com as possibilidades híbridas, remotas, de coworking ou living labs estão sendo absorvidas.


Como os números são a linguagem dos resultados produzidos por pessoas, é evidente que a humanização vem em primeiro lugar. Dessa forma, as atitudes elencadas são apenas sugestões baseadas nas conversas que a equipe do CITeB teve após o Peopletech Summit 2022, com base na expertise dos profissionais da fundação.




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