top of page
  • citebonline

Gestão/ Cansado? Pode ser o glutamato




Depois de um exaustivo dia de trabalho mental, não raro os profissionais se sentem mais cansados do que correr uma maratona. Em recente pesquisa do Instituto do Cérebro de Paris (ICM - Institut du Cerveau) publicada na NCBI - National Center of Biotechnology Information, pesquisadores dizem que o acúmulo de tarefas que exigem intensa concentração gera fadiga cognitiva resultando no excesso de glutamato.


Glutamato

O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central. Responsável pelo desenvolvimento cerebral, aprendizado, memória e também em algumas doenças neurodegenerativas. É quem envia sinais das células nervosas, atuando com neurônios pré e pós-sinápticos, sendo o principal neurotransmissor excitatório.


Cansaço

De acordo com a pesquisa, quando os profissionais estão sobrecarregados e fatigados mentalmente, aumenta o volume de glutamato pelo cérebro. Acontece que o neurotransmissor atua na região do córtex pré-frontal lateral (IPFC), onde as tomadas de decisão e planejamento são processadas, exigindo um volume de energia superior dos profissionais em relação àqueles que tiveram menor exposição ao estresse.


De acordo com os pesquisadores, há uma explicação neurometabólica: a diferença de desempenho estaria relacionada à necessidade de reciclagem de substâncias acumuladas, gerando certa toxicidade, durante o excesso do controle cognitivo.


Impacto na produtividade

Os pesquisadores identificaram que profissionais, quanto mais fatigados, fazem escolhas menos complexas. Com base nessa informação é interessante repensar a rotina dos profissionais de alta demanda, pois sabe-se que ao final do dia terão seu desempenho prejudicado.


Vale dizer que o processo de tomada de decisão não depende de uma única área do cérebro. E vai além. Ainda que o cérebro seja um órgão complexo, multitarefas, e responsável por todo um organismo, há vários outros elementos biológicos que impactam no dia a dia profissional e nas decisões de um indivíduo.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page