top of page
  • citebonline

Gestão/ Por que os peixes nadam olhando para baixo?



Você sabia que enquanto os peixes nadam eles olham para baixo? Essa é a constatação de uma pesquisa recente com peixes zebra coordenada pela cientista Emma Alexander da Northwestern University. E ela pode ser inspiradora para os pequenos empreendimentos.


Manter a rota

Enquanto por terra fica fácil observar o movimento por conta da paisagem estática ou movimentos lentos, o mesmo não acontece no fundo do mar. Assim, com o intuito de perceber a própria movimentação, e também manter o caminho ao cruzar as correntes marítimas, os peixes nadam olhando para baixo - principalmente os indivíduos pequenos.


Dessa forma, os peixes percebem se estão nadando para frente ou sendo levados pela correnteza, mas principalmente manter a sincronicidade do cardume. A pesquisadora diz que é como se estivessem dentro de um vagão de trem, onde é possível perceber os movimentos ao redor e manter o rumo.


Rota empreendedora

Essa é uma percepção que o pequeno empreendedor precisa ter do seu negócio no dia a dia: se está no rumo certo ou sendo levado pela correnteza. Olhar para baixo é como ficar atento aos dados mais simples e cotidianos como as contas e o relacionamento das pessoas - equipe e clientes - pois dizem se o empreendimento está no caminho adequado.


Mais ainda. Quando há sinal de forte correnteza ou perigo iminente, os peixes se unem em cardume. Dessa forma, é uma ação intuitiva de auto preservação. Essa união equivale traduzir como formação de coletivos, associações ou cooperativas de produtores para que juntos os empreendedores pequenos nadem por águas mais tranquilas.


Pesquisa com peixes zebra

Esse comportamento visual foi estudado nos peixes-zebra, tanto em laboratório como em ambiente natural, mas é apenas um começo. Não se pode afirmar que todos os peixes se comportam dessa maneira, "é preciso mais estudo", reconhecem os cientistas. Mesmo porque há as espécies de águas profundas onde a luz não alcança e possuem outras formas naturais de geolocalização.






Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page