Nem todo mundo conhece o evento Startup Weekend. E quem conhece sempre pode se surpreender. Uma vez que o encontro é focado na capacitação empreendedora e criação de startups, portanto moldável às características regionais e de projetos, sempre há algo novo a aprender.
A Techstars é hoje a gestora mundial desse programa, que acontece em mais de 150 países e já contou com quase 500 mil participantes. Em Santa Catarina, o evento tem o apoio do SEBRAE SC e o CITeB é o parceiro da edição regional de Biguaçu.
O modelo
Startup Weekend surgiu da vontade de reunir num final de semana empreendedores que precisavam de ajuda em seus projetos, com consultores e mentores que pudessem clarear os caminhos com sugestões de mudança e melhoria dos negócios. Isso em 2007.
De lá para cá, observando o perfil da maioria das pessoas interessadas, o programa de três dias se direcionou para transformar em negócio uma ideia ou uma necessidade aparente. Ou seja, é para quem está começando algo novo, inédito, em formato de startup (inovador, replicável e escalável).
O que é uma startup?
Startup é um modelo de negócio que precisam ser:
Inovador: uma ideia ou necessidade aparente ainda não explorada comercialmente;
Replicável: que possa ser replicada em qualquer parte do mundo;
Escalável: cujo retorno financeiro seja exponencial com pouco investimento em infraestrutura.
Tem sempre a ver com tecnologia?
Não necessariamente. Porém, são os recursos tecnológicos que tem possibilitado que ideias e negócios se desenvolvam com baixíssimos custos. Aplicativos como Uber, Ifood e Whatsapp revolucionaram a forma com que solicitamos um serviço de transporte, comida delivery ou nos comunicamos através de um telefone.
Como funciona a Startup Weekend?
É um evento gratuito que pretende em 54 horas ensinar como transformar uma ideia inovadora num negócio em modelo startup. Com o suporte de especialistas das mais diversas áreas, como planejamento, finanças, design, vendas e outros. Como acontece:
1o dia: Encontros e formação das equipes
2o dia: Estudos das ideias e desenvolvimento dos projetos
3o dia: Apresentação dos negócios e análises de especialistas
Qual o objetivo?
O objetivo é transformar necessidades aparentes e ideias inovadoras em negócios que resolvam problemas do dia-a-dia das pessoas e/ ou das empresas. A geração de emprego e renda é uma consequência, bem como uma melhor qualidade de vida dos envolvidos no projeto e seus consumidores.
A Startup Weekend Biguaçu é aberta a todos os públicos, em especial jovens da zona rural e estudantes que desejam empreender, bem como profissionais autônomos.
Startup Weekend Biguaçu:
Quando: dias 16, 17 e 18 de junho
Onde: Presencial na sede da Fundação CITeB
Grátis. Para pessoas acima de 16 anos.
Mais: @swbiguacu
Fonte: https://www.techstars.com/communities/startup-weekend e http://angelinvestorclub.com.br/startup-weekend/
#inovação #inovaçãoaberta #inovaçãosocial #empreendedorismo #startup #sebraesc #swbiguaçu #oportunidade #sustentabilidade #ods2030 #biguaçu #santacatarina
Comentarios