O que fazer quando você procura um táxi e não encontra? Foi a partir dessa necessidade corriqueira que dois colegas estadunidenses criaram a Uber Technologies. A princípio, somente para pessoas ou empresas solicitarem carros de luxo. Mas o negócio cresceu! Hoje além do transporte de pessoas em diferentes categorias de veículos, há serviços de coleta/ entrega de objetos e cargas, além do próprio laboratório de desenvolvimento de tecnologias para veículos autônomos.
Por que a Uber é uma startup?
Porque a ideia de criar uma forma rápida de chamar um transporte em qualquer lugar a qualquer momento, apenas com poucos cliques no celular é inovadora. Nasceu justamente porque não havia nenhuma outra ferramenta que oferecesse esse serviço.
A Uber tem baixo custo de operação. Ou seja, quem oferece o serviço é o motorista, quem compra é o passageiro. A Uber faz essa ponte, cria essa conexão através de um aplicativo que está instalado no celular de ambos. Sua rentabilidade é uma porcentagem pelo serviço.
E também é um modelo de negócio replicável (que pode ser feito em diferentes países e idiomas) e escalável (quando o crescimento do negócio pode ser grande com poucas mudanças na estrutura). Hoje a Uber atua em mais de 10 mil cidades pelo mundo, com mais de 122 milhões de usuários e realiza aproximadamente 20 milhões de transportes/ dia.
O que o meu projeto e a Uber têm em comum?
Se Garret Camp e Travis Kalanick tinham ideia do que estavam criando entre a primeira até a décima quinta conversa, a provável resposta é não. Simplesmente porque à medida que se começa a desenvolver um negócio, o próprio projeto aponta o melhor caminho a seguir de acordo com a demanda.
Isso quer dizer que para a Uber foi fácil concorrer com o mercado consolidado dos táxis? Não. Foi tranquilo estipular métricas de quem poderia oferecer o serviço como motorista através do aplicativo? Também não. Falharam? Diversas vezes. Porém, persistiram. Consertaram os erros, estão atentos ao mercado e como podem oferecer um serviço cada dia melhor.
Ideias aparentemente simples podem ser revolucionárias se realizadas da forma certa. Nenhum projeto merece a gaveta. Traga a sua necessidade e a transforme num negócio durante a Startup Weekend Biguaçu.
Startup Weekend Biguaçu:
Quando: dias 16, 17 e 18 de junho
Onde: Presencial na sede da Fundação CITeB
Grátis. Para pessoas acima de 16 anos.
Mais: @swbiguacu
#inovação #inovaçãoaberta #inovaçãosocial #empreendedorismo #startup #sebraesc #swbiguaçu #oportunidade #sustentabilidade #ods2030 #biguaçu #santacatarina
Comments