top of page
  • citebonline

Inovação. Lançamento Marketplace Rural




A partir de abril de 2023, Biguaçu e região contam com espaço virtual de compra e venda de produtos direto dos produtores rurais. Inclui agricultores, artesãs e artesãos, produtos prontos para consumo, agentes do turismo rural e outros. O marketplace rural está sendo construído em parceria entre CITeB, Prefeitura de Biguaçu e empreendedores da região e parte da expertise da plataforma Raeasy.


Para o superintendente do CITeB, Sr. João Braz da Silva, a ideia é criar uma ferramenta de comercialização e de assessoramento para o produtor rural ser transformado num empresário rural.


“A partir dessa ferramenta, o agricultor poderá se organizar para ser um empreendedor do setor rural, atendendo todos os requisitos de mercado, de organização societária, de questão tributária, questão mercadológica, logística, enfim. Que seja efetivamente um negócio com base na terra, mas de maneira profissionalizada e sustentável em termos de negócio lucrativo e capacidade de gerar resultado no setor rural”, explica Braz.


Oportunidade de mercado

A iniciativa surgiu de uma percepção de mercado aliada à necessidade de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais da região. “Muitas vezes a pessoa vai nos supermercados comprar produtos, sem saber que mora no município onde aquilo é produzido. Como alface, salsinha, cebolinha e rúcula, os quais temos uma boa produção”, diz a Diretora de Agricultura, Pesca e Aquicultura de Biguaçu, Sra. Alice Marçal Momm.


O agricultor costuma entregar a sua produção para uma empresa que atua como distribuidora. Porém, com o aplicativo existe a possibilidade de venda direta, onde o valor agregado para o produtor tende a ser mais interessante. Ao mesmo tempo que melhora o custo e o produto entregue para o consumidor, gerando qualidade de vida para essa nova cadeia que se constrói.


Compromissos sociais, econômicos e ambientais

A startup Raeasy nasceu da vontade de facilitar o comércio de produtos da agricultura familiar diretamente aos seus consumidores, pessoas físicas ou jurídicas. Além de procurar diminuir o desperdício de alimentos ao longo da cadeia produção-distribuição-consumidor final. Inclusive, itens que a ONU identifica na Agenda 2030 como fundamentais para a vida na Terra nos próximos anos.


Ao dar visibilidade aos produtos frescos e de qualidade na região, a intenção é também despertar a consciência dos consumidores. Alice aproveita para compartilhar um pensamento seu como consumidora, “Epa! Se isso vem da minha cidade, um alimento que preciso no dia a dia, pra quê vou em outros lugares se eu posso comprar pelo aplicativo que é muito mais fácil? Vai chegar fresquinho na minha casa, bem mais legal”. Concorda?



A Raeasy esteve incubada no CITeB em 2022 e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, inclusive membros da equipe tem presença para o 1o. SW Biguaçu (@swbiguaçu).


As inscrições para vendedores estão abertas em www.raeasy.com.br .




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page