top of page
  • citebonline

Investimento: IA na Indústria Financeira


(Imagem ilustrativa de rawpixel.com no Freepik)


Com a incerteza macroeconômica mundial, é certo que os indicadores financeiros façam uso dos recursos tecnológicos de ponta para minimizar riscos e aumentar os ganhos. Assim, uma pesquisa recente procura dizer quais as expectativas do setor com Inteligência Artificial a partir da opinião de 500 profissionais do mercado financeiro, em todo o mundo.


Nuvens híbridas

Quase metade dos entrevistados estão mudando para as nuvens híbridas para reduzir custos e otimizar as potencialidades de IA. Já que nessas nuvens compartilhadas os aplicativos são executados usando combinação de computação, armazenamento e serviços em diferentes ambientes.


O estudo conduzido pela Nvidia diz que os profissionais consideram um acerto estratégico para o custo e eficiência, a portabilidade de dados, gerenciamento de MLOps e padronização de software através da nuvem e em instâncias de pré-premissão.


Modelos de Linguagens

O relatório se concentrou em empresas com mais de 200 colaboradores e descobriram que os principais casos de uso de IA estão:

  • 26% no processamento de linguagem natural e nos grandes modelos de linguagem;

  • 23% em sistemas de recomendação e nas próximas melhores ações;

  • 23% na otimização de portfólio;

  • e 22% na detecção de fraude (22%);

  • Cargas de trabalho emergentes para o metaverso, geração de dados sintéticos e mundos virtuais também foram citadas.


Aumentar a receita de IA

A inteligência artificial mostrou ter um impacto quantificável sobre as instituições financeiras. Conforme artigo no site IT Forum, quase metade dos participantes dessa pesquisa disse que a IA ajudará a aumentar a receita anual para sua organização em pelo menos 10%. Mais de um terço observou que a IA também ajudará a diminuir os custos anuais em pelo menos 10%.

“Os profissionais destacaram como a IA melhorou as operações comerciais – particularmente melhorando a experiência do cliente (46%), criando eficiências operacionais (35%) e reduzindo o custo total de propriedade (20%)”, diz o artigo.

Apoio ao uso de IA

Aumentou o apoio dos executivos ao uso de IA nas operações. Foram 64% a favor nessa pesquisa de 2023 em relação aos 36% do relatório anterior. A expectativa, segundo a IT Forum, é que esses líderes expandam o uso da IA em toda a empresa, contratando mais cientistas de dados e investindo em tecnologia de computação acelerada para apoiar o treinamento e a implantação de aplicações de IA.





Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page