top of page
  • citebonline

Investimento/ Protagonismo catarinense em mobilidade elétrica



Está rodando bem o Programa SC+Elétrica do governo catarinense voltado para iniciativas de energia elétrica aplicada à mobilidade. Em recente evento da FIESC, o tema foi abordado com entusiasmo diante das possibilidades do Estado ser desenvolvedor, produtor e exportador de tecnologias desse campo. Durante o encontro, a GM expôs seu carro elétrico Bolt EV já à venda no Brasil.


Setor de Eletrificação

Em reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar, presidente da entidade, afirmou: “O setor de eletrificação no Brasil precisa se desenvolver. É tendência no mundo e está em evolução. Temos que participar e ser um estado protagonista”.


Presente na ocasião, Adriano Barros, diretor de relações públicas e governamentais da GM, afirmou que a montadora irá investir cerca de 35 bilhões de dólares em eletrificação em todo mundo até 2025. “Não quero que a gente seja mero importador dessa tecnologia. Acredito que podemos ser, de fato, desenvolvedor, produtor e exportador”, disse, ressaltando que o veículo elétrico ainda é caro, mas há pesquisas que mostram perspectiva de queda de 57% no custo das baterias até 2030.


Baterias

Aliás a grande preocupação do setor são as baterias. Não só pelo atual custo elevado, mas principalmente quanto à sobrevida e descarte das mesmas. Nesse sentido Daniel Godinho, diretor de marketing e relações institucionais da WEG, esclarece que as baterias podem ser utilizadas no armazenamento de energia de fontes intermitentes, como eólica e solar.


A WEG fará um aporte de 660 milhões de reais para ampliação da sua planta em Santa Catarina, inclusive com a implementação de uma fábrica para a produção de motores elétricos. Godinho preside a Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos da FIESC.


Programa SC+Elétrica

O Programa SC+Elétrica foi instituído em agosto deste ano pelo Decreto de Lei No. 2113 e está sob responsabilidade da FAPESC. Mais em: https://leisestaduais.com.br/sc/decreto-n-2113-2022-santa-catarina-institui-o-programa-catarinense-de-estimulo-a-mobilidade-eletrica-programa-sc-eletrica-e-estabelece-outras-providencias


Com: @fiesc_oficial @fapesc.sc



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page