top of page
  • citebonline

Investimento/ SC bate recorde em comércio exterior




O ano de 2022 foi positivo para o comércio exterior de Santa Catarina. O Estado bateu recordes tanto de exportação como importação, mostrando que investimentos em tecnologia e inovação têm surtido efeitos benéficos.


Exportação

De acordo com pesquisa do Observatório FIESC, as exportações cresceram 16,2% gerando um volume de 12 bilhões de dólares em vendas. Entre os fatores que explicam os números está a expansão da procura por produtos intensivos em tecnologia, com alto valor agregado.


Produtos mais exportados:

  1. Carne de ave

  2. Motores elétricos,

  3. Papel kraft não revestido

  4. Partes de motor

  5. Milho


O principal comprador de Santa Catarina see mantêm os Estados Unidos (U$$ 2,1 bilhões), seguido pela China (U$$ 1,6 bilhões), Argentina (U$$ 820,1 milhões) e Chile (U$$ 605,1 milhões)


Importação

As importações cresceram 16,3%, conforme pesquisa do Observatório FIESC em 2022, gerando volume de compras de 29 bilhões de dólares. Os pesquisadores indicam que a escalada da inflação global explica o aumento das cifras.


Entre os produtos mais consumidos:

  1. Semicondutores

  2. Fertilizantes nitrogenados

  3. Veículos

  4. Transformadores elétricos

  5. Circuitos integrados


Destaques

Até o momento, 2022 foi o ano de maior montante exportado por Santa Catarina desde que a pesquisa começou. A expansão do comércio exterior teve participação em todos os grupos econômicos mundiais, certificando o Estado como um player global.


Nas exportações, a expansão do mercado de mobilidade elétrica nos Estados Unidos e Europa repercute através do aumento na busca de soluções tecnológicas sustentáveis, como os motores, partes e peças de motor e partes e acessórios para veículos.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page