top of page
  • citebonline

Saúde/ Câncer de Mama

Com a campanha “Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?”, o INCA - Instituto Nacional de Câncer, órgão do Ministério da Saúde, aposta na informação como a melhor forma de prevenção. Através de uma cartilha gratuita, disponível online para visualização ou impressão, a instituição espera que o diálogo diminua o temor diante da doença e aumente a procura por tratamento. “Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início”, diz a apresentação.



Números

Infelizmente o câncer de mama é muito comum no Brasil, fica atrás apenas do câncer de pele. Em 2022 são estimados 66.280 novos casos. Em 2020 houveram 17.825 mortes. Embora seja raro, a doença não é exclusividade das mulheres, atingindo cerca de 1% dos homens no país.


Causas

As causas que provocam câncer de mama são diversas, não existe uma única causa. Porém, os riscos aumentam a partir dos 50 anos de idade. Entre os fatores de risco estão a hereditariedade, hábitos comportamentais e histórico hormonal.


Autoexame e diagnóstico

De acordo com a cartilha, “muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável”.


Para auxiliar nesse diálogo, baixe a cartilha do INCA: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page