A expectativa média de vida do brasileiro é hoje de 76,6 anos e, entre os estados brasileiros, Santa Catarina é a mais longeva com 79,9 anos. Agora uma dúvida: você sente que a sua cidade está preparada para acolher a população que envelhece com saúde e disposição?
Inicialmente a proposta das cidades inteligentes é receber majoritariamente pessoas em plena capacidade produtiva. Porém será um erro se as empresas, principalmente as startups, que estão investindo nesse setor, não se atentarem que essa fase se alargou e tem muito a ganhar com a experiência dos profissionais maduros.
Dados da FIESC e ABDI
Em evento da FIESC foi apresentado que o mercado global de negócios envolvidos nas cidades inteligentes dará um salto dos atuais US $511,6 bilhões para US $1 trilhão em 2027. Na ocasião, Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) defendeu que o envelhecimento da população exige a formatação de espaços adequados, num espaço sustentável, que seja bom hoje e também no futuro.
Onde as startups entram?
Como é sabido, são as soluções para problemas reais que têm maior impacto e melhor resultado no mundo do empreendedorismo. As startups costumam entregar tais respostas com agilidade e menor custo, através de tecnologia e inovação. Nesse universo de possibilidades se destaca os setores de:
⦁ habitação e construção civil;
⦁ alimentação e saúde;
⦁ energia limpa;
⦁ mobilidade;
⦁ net zero e;
⦁ distritos de inovação.
Experiências práticas
A ICities é uma plataforma que une prefeituras e empresas para criação de soluções inteligentes, com mais de 500 cidades mapeadas, englobando 20 mil pessoas e instituições e um número superior a 200 de empresas no portfólio. Todo esse conhecimento do hub despertou o interesse do Sebrae Nacional que fechou uma consultoria em gestão pública empreendedora.
Enquanto a Weber Empreendimentos está construindo um projeto imobiliário que pretende ser a maior cidade inteligente do sul catarinense. O projeto será em Criciúma numa região de 400 mil metros, que envolve residências e serviços (“facilities” como escolas, supermercados e outros). Para desenvolver esse ecossistema próprio, contam com a startup Strive Design de Negócios e a Fábula Inovação.
1o SW Biguaçu
Atenta a essa e outras demandas de um futuro próximo, o CITeB em parceria com o Sebrae.SC e programa Startup.SC, mais o apoio da Prefeitura de Biguaçu, trazem para o município o evento Startup Weekend. Com metodologia Techstarts comprovada em mais de 150 países, com mais de centenas de milhares de participantes, é uma realmente uma experiência transformadora.
A promessa é montar uma startup em 54 horas. Ou seja, uma imersão de atividades, palestras, mentoria e mão na massa que dura um final de semana. São projetos que unem programadores, designers e agentes de negócios das mais diferentes áreas do conhecimento e idades para desenvolver soluções baseadas em problemas reais.
Quer saber mais? Acompanhe pelo @swbiguacu.
#inovação #inovaçãoaberta #inovaçãosocial #startup #tecnologia #ti #empreendedorismo #investimentos #startupweekend #techstars #sebraesc #biguaçu #santacatarina
Comments