top of page
  • citebonline

Startup Weekend. Construção de um ecossistema de inovação




A partir do momento que Santa Catarina passou a tratar a Inovação como política de governo, tornou-se referência para quem quer aprender ou investir no universo da tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, sustentabilidade e, claro, inovação. Porém, para que o resultado dos esforços sejam duradouros, é preciso que vários agentes estejam envolvidos nesse processo. Como o que está acontecendo com Biguaçu e região.


Na manhã de 18 de abril, aconteceu no CITeB, a 2a Reunião do Ecossistema de Inovação de Biguaçu e região. Entre os temas conversados estavam a necessidade de formatação de políticas públicas e governança para o ecossistema de Inovação e o patrocínio para a realização do 1o SW Biguaçu.


O superintendente da Fundação CITeB, Sr. João Braz da Silva conta qual a principal motivação que faz com que vários segmentos, e pessoas de diferentes expertises estejam unidos nessa construção de políticas para o desenvolvimento da região. “É saber que cada um dentro da sua área de conhecimento e realidade, pode contribuir na identificação de uma dor ou necessidade que deve ser atendida. E usar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo como ferramentas de resolução desses problemas”, explica.


Ecossistema de inovação

Para que haja um ecossistema de inovação, é preciso a união de governo, empresas e universidades num ambiente colaborativo, onde todos trabalham juntos e compartilham conhecimentos e resultados em prol de um bem maior. Levando em conta o tripé da sustentabilidade: melhoria social, cuidado ambiental e desenvolvimento econômico.


“Nessa soma de saberes, de vivências, de cada uma dessas pessoas, podemos montar uma estrutura com bastante propriedade para desenvolver não só a inovação, mas o poder econômico do município e região”, diz João Braz.


O ecossistema de inovação de Biguaçu e região deve contemplar instituições de ensino, ICT’s, prefeitura, governo, empresas e outros agentes que irão modelar as políticas e diretrizes necessárias para atrair investimentos, empreendimentos e desenvolver as iniciativas que existem no município e cidades vizinhas.


Se quiser saber mais deixe as dúvidas nos comentários ou mande um e-mail para conteudo@citeb.com.br .



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page