top of page
  • citebonline

Sustentabilidade/ Alerta vermelho na crise climática




Por que é difícil encarar a crise climática? Recentemente um grupo de pesquisadores internacionais lançou um relatório inequívoco sobre a crise climática que estamos inseridos. Dos 35 “sinais vitais” escolhidos como métrica de avaliação em todo mundo, 16 estão em código vermelho, aponta o "Alerta de Cientistas Mundiais sobre a Emergência Climática 2022” publicado na revista BioScience.

Palavra de cientista

Não é de hoje que cientistas alertam para as consequências desenfreadas do comportamento humano diante dos recursos naturais. Porém, agora com a crise climática passando a atuar diariamente sobre o globo, está próximo o momento do não retorno.


Em matéria para o site Science Alert, o ecologista Christopher Wolf, da Universidade Estadual de Oregon, diz: "Como podemos ver pelos surtos anuais de desastres climáticos, estamos agora no meio de uma grande crise climática, com muito pior por vir se continuarmos fazendo as coisas do jeito que temos feito".


Fatos atuais

O relatório menciona fatos que passaram até a ser corriqueiros, como o buraco na camada de ozônio, queimadas nas florestas, aumento da temperatura na superfície da Terra, mudança nas massas polares.


Mas a pesquisa traz também eventos que ocorreram só neste ano de 2022:

  • A pior seca da Europa em 500 anos;

  • Chuvas recordes na costa leste da Austrália;

  • Onda de calor mortal na Índia e Paquistão;

  • Tempestades de poeira generalizadas no Oriente Médio;

  • Inundação severa que destruiu estradas no Parque Nacional Yellowstone nos EUA,

  • Entre outras.


Mudar é preciso

Para o cientista de sustentabilidade Saleemul Huq, da Universidade Independente de Bangladesh, a mudança climática não é uma questão isolada. "Faz parte de um problema sistêmico maior de superação ecológica onde a demanda humana está excedendo a capacidade regenerativa da biosfera."


Para elucidar melhor as possibilidades, há um documentário disponível no Youtube chamado The Scientist's Warning. Trata-se de um pesquisador que iniciou um movimento para incentivar os cientistas a ajudar a transformar o conhecimento científico em ação. É a história de cientistas de todo o mundo despertando para a necessidade de se tornarem defensores do destino do planeta e dos humanos que dependem dele.



O relatório completo você pode acessar gratuitamente aqui: https://doi.org/10.1093/biosci/biac083




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page