Edital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos nas áreas de bioeconomia florestal, economia circular e desenvolvimento urbano recebe projetos até dia 8 de junho.
Essa modalidade hibrida, também conhecida como blended finance, utiliza recursos de fundos filantrópicos para mobilizar novos fluxos de capital privado.
O diretor de crédito produtivo e socioambiental da instituição, Bruno Aranha, diz que o desafio ambiental precisa ser enfrentado a partir de parcerias que envolvam Poder Público, empresas, investidores, terceiro setor e academia. Segundo ele, esse é o primeiro edital de blended finance do BNDES, mas outros já estão nos planos.
Nessa edição serão escolhidos até 12 projetos. O prazo para o desenvolvimento dos projetos selecionados será de 10 anos. Dentro desse período, deve ocorrer a contratação, a captação de recursos, a execução e a obtenção de resultados. Ao todo, o BNDES irá destinar até R$ 90 milhões em recursos não reembolsáveis.
Seleção dos projetos
A seleção avaliará propostas inovadoras de estruturas em blended finance. Elas devem apresentar formas de captação e alocação dos recursos em iniciativas que possam gerar impacto positivo no meio ambiente e na vida das pessoas. O impacto potencial das iniciativas apoiadas pelas propostas será determinante para a escolha das estruturas, que também deverão ter adequados monitoramento e avaliação.
O processo levará em conta critérios como a experiência e a capacidade dos estruturadores concorrentes, o desenho proposto (levando em conta a alocação de capital e a dinâmica operacional e de monitoramento) e a estratégia de captação de recursos. O BNDES realizará workshops para que os interessados tirem dúvidas em maio e junho. A divulgação do resultado está prevista para setembro de 2022.
Mais em no canal do BNDES no YouTube: https://www.youtube.com/bndes
Com @bndes e @agencia.brasil
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-05/edital-do-bndes-preve-financiamento-hibrido-em-acoes-socioambientais
#inovação #pesquisa #pesquisaedesenvolvimento #incubadoradenegocios #investimento #startup #tecnologia #sustentabilidade #meioambiente #ods2030 #esg #biguaçu #santacatarina
Comentários