top of page
  • citebonline

TI/ No país, Santa Catarina tem mais startup por habitante




Há quem veja oportunidades nas dificuldades. E esse parece ser justamente o olhar catarinense de acordo com pesquisas SEBRAE/SC, Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e Accenture, que apontaram Santa Catarina como o Estado que apresenta mais startups por habitante em todo o Brasil.


Todo negócio surge para sanar uma necessidade, uma dor do consumidor. Apresentar uma resposta ou solução. Assim, as startups com seu modelo objetivo e enxuto, tem atraído investidores em todo o mundo, o que não poderia ser diferente por aqui.


Pesquisa SEBRAE/ SC

O estudo do SEBRAE/ SC foi feito com 1.301 startups e identificou que a concentração desses empreendimentos está em Florianópolis, com 37%. Contudo, dos 295 municípios catarinenses, 78 possuem ao menos uma startup, o que é bastante positivo.


O levantamento ainda apresentou:

  • Cerca de 43% das startups estão em fase de operação;

  • 6% estão em momento de escala;

  • 23% estão na fase de tração (negócio consolidado, momento de expansão);

  • 589 startups tem 5 anos ou mais de operação.

  • 32% das startups pertencem ao mercado de SaaS (software como serviço);

  • 85% dos negócios são geridos ou co-fundados por homens;

  • 46% dos fundadores têm entre 31 e 40 anos.


Ecossistema catarinense de inovação

Conforme artigo do SC_Inova, “O ecossistema de tecnologia e inovação gerou 67 mil empregos em Santa Catarina, tendo 17 mil empresas na área, 15 centros de inovações e oito parques tecnológicos“.


Para Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae/SC, “Este é o primeiro mapeamento oficial do Sebrae/SC e esperamos tê-lo periodicamente a fim de fortalecer o ecossistema de startups, ambientes de inovação, programas e ações ofertadas às universidades e aos institutos de ciência e tecnologia, aos fundos de investimento, às políticas públicas e às governanças”, explica.


Dentre os municípios, 10 cidades concentram 80% das startups no Estado. Sendo Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó os principais polos. Apenas 120 empreendimentos desse formato estão na região Oeste (7%) e Meio Oeste (3%).






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page