top of page

CITeB participa de evento da Indústria de Defesa em Brasília

  • citebonline
  • 7 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

(Foto da solenidade de abertura da 7a Mostra BID Brasil)


O CITeB participa da 7a Mostra BID Brasil que ocorre entre os dias 06 e 08 de dezembro. O momento de abertura contou com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, bem como Glauco José Côrte, atual vice-presidente executivo da CNI - Confederação Nacional da Indústria e presidente da CONDEFESA - Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança. O evento está acontecendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.


A importância da Fundação Centro de Inovação e Tecnologia de Biguaçu - CITeB estar num evento como esse, conforme o superintendente da entidade, Sr. João Braz da Silva é estratégico.


Queremos aumentar a rede de contatos e possíveis parcerias nessa área de Inovação. Também buscamos identificar possíveis demandas de áreas em geral e, neste caso em especial, da Indústria de Defesa e Segurança. Além de tratar da possível efetivação do cadastro do CITeB no SisCaPed (Sistema de Cadastramento de Produtos de Defesa) como fornecedores de soluções para as Forças Armadas”, informa Braz.


ree

(Foto: Sr. João Braz da Silva conhece o interior de uma aeronave oficial durante o evento)


Números da Indústria de Defesa no Brasil

O Brasil vê atualmente as exportações da Indústria de Defesa crescerem. Em 2021 terminou o ano com cerca de 2 bilhões de dólares em volume de vendas. No mundo, movimenta aproximadamente 1.5 trilhões de dólares por ano.


No país, é um mercado importante e expressivo responsável 3,7% do PIB. O Ministério da Defesa acredita que há possibilidade da indústria nacional voltar a estar entre as 10 maiores exportadoras de insumos do segmento, lugar que ocupou no passado, já que há potencial para isso.



ree
ree

(Fotos gerais do evento / CITeB)


7a Mostra BID Brasil

A 7a Mostra BID Brasil este ano espera crescer 70% em relação à edição anterior. No evento participam empresas privadas e públicas que participam no processo de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição, manutenção e outros de produtos de estratégia de defesa e segurança. Tanto bens como serviços.


Estar num evento como esse é encontrar oportunidades e participar de novas redes de relacionamento que sempre aumentam, e muito, a condição da gente ser mais efetivo naquilo que se tem proposto a fazer como um centro de inovação”, conclui Sr. João Braz.


Base Industrial de Defesa do Brasil - BID

No sentido de impulsionar ações que estimulem o setor produtivo, o Ministério da Defesa tem atuado em:

  • Lei no. 12.598/ 2012 - Lei de Fomento à Base Industrial de Defesa

  • Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED), entre as principais atividades

  • Comissão Mista da Indústria de Defesa

  • Ações de Comércio Exterior

  • Regime especial de tributação para a Indústria de Defesa.


Fonte consultada/ informações oficiais:



Comentários


bottom of page