top of page
  • citebonline

Como e por que inscrever projetos em editais?




Muitos empreendedores acham que participar de editais não é bom para eles. Engano. Ótimas oportunidades e parcerias podem ser conquistadas a partir desse formato. Alguns editais oferecem recursos financeiros, outros conhecimentos valiosos e há aqueles que oferecem ambos. O que já justifica a submissão de projetos.


Os editais para empreendedores podem ser públicos, privados ou em parcerias público-privadas. Alguns chamamentos são direcionados para o desenvolvimento profissional, especialmente na área acadêmica, outros para projetos direcionados, além dos empresariais. Especialmente startups.


Como inscrever

O ditado popular de quem está na chuva é para se molhar, poderia ilustrar a vida do empreendedor. Quem está aberto a fazer negócios, não pode se esconder ou se deter diante de oportunidades. O principal é saber qual a missão da sua empresa e persistir nela, pois essa definição ajudará a selecionar os editais que fazem sentido para você e seu negócio.


A partir dessa escolha é fundamental ler o edital inteiro, porque nenhum chamamento é igual ao outro. Algumas oportunidades são para regiões específicas, outras são para atender demandas de mercado, há também os de livre concorrência, enfim.


Além disso, no regulamento dos editais estão os documentos necessários que devem ser providenciados no ato da inscrição ou posteriormente, caso seu projeto ou submissão seja contemplado. Esse item é normalmente onde a maioria das empresas e pessoas físicas perdem a oportunidade de fazer uso dos recursos.


É também durante a leitura do regulamento dos editais que o proponente descobre como deve apresentar a sua solução, pesquisa ou projeto. Em geral está a descrição do que é, objetivo, público, problemática a ser resolvida, desenvolvimento e orçamento.


Agora, onde encontrar editais e chamamentos abertos?

Basicamente a procura se dá pela internet, através dos mecanismos de busca tradicionais. Sites e redes sociais de prefeituras, serviços públicos, organizações e entidades de classe também costumam divulgar editais em aberto.


Há também sites e comunidades virtuais dedicados a essa finalidade, como:


Você gostaria de encontrar mais conteúdo como esse por aqui? Deixe nos comentários.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page