top of page
  • citebonline

Sustentabilidade. Evento em setembro deve reafirmar ODS 2030



Em setembro será realizado o 2023 SDG Summit (Sustainable Development Goals), em paralelo a reunião da cúpula da ONU. Evento que discutirá as metas alcançadas e o que pode melhorar de acordo com os compromissos mundiais assumidos perante os ODS 2030 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). A última reunião dessa mesma importância se refere ao Acordo de Paris em 2015.


O encontro, portanto, é aguardado por tomadores de decisão de todos os níveis: De governos, empresas aos agentes influenciadores de mudança. Na ocasião também serão apresentados dados globais atualizados, num planeta posterior à pandemia de COVID 19, crise climática e Guerra na Ucrânia.


Conforme comunicação oficial, a Cúpula dos ODS deste ano deve reavivar a clareza de propósito, ambição, solidariedade e compromisso que tornaram possíveis quaisquer avanços com base na Agenda 2030.


Sociedade Civil: Todos Nós

Nessa construção a participação da sociedade civil é fundamental, pois é a base da aplicabilidade das 17 propostas apresentadas pela Agenda 2030. Embora seja possível acompanhar o crescimento da desigualdade econômica, violência de gênero, corrupção e degradação ambiental em todo o mundo.


Contudo, é a sociedade civil - ou seja, todos nós - que estamos inseridos no contexto das perdas e poucos ganhos. Dessa forma, a presença de entidades e grupos que representem os interesses, principalmente dos vulneráveis e marginalizados, devem receber mais espaço de fala.


Hoje, apenas 3,2% da população mundial vive em países com espaços cívicos considerados “abertos”. “Enquanto, 28% da população mundial vive em 27 países com espaços cívicos completamente “fechados” onde apenas fazer perguntas àqueles que detêm o poder ou expressar dissidência democrática pode resultar em prisão, exílio forçado ou morte”, diz o artigo.


Tomadas de decisão de governos e empresas

Dessa forma, a cada acordo de impacto mundial assumido por empresas é preciso ter em mente que as pessoas precisam de bons padrões de vida, mas também precisam de liberdades civis e políticas, principalmente para garantir que os benefícios sejam distribuídos uniformemente.


O 2023 SDG Summit deve trazer o tema “freedom from fear and freedom from want”, que numa tradução livre significa “liberdade do medo e liberdade de vontade”.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page