top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Você conhece o Observatório Da Micro e Pequena Empresa?



Em formato inovador, o Observatório da Micro e Pequena Empresa reúne dados e gráficos do comportamento dos pequenos negócios num só lugar. Informações sobre crédito, geração de emprego e renda, maturidade digital, abertura e fechamento de empresas, entre outros. As fontes de informações são: SEBRAE, IBGE, Banco Central, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria do Comércio Exterior, entre outros.

A intenção desse agrupamento é uma melhor visão do impacto que as pequenas, micro e médias empresas têm na economia nacional, tanto para gestores públicos como empresários e sociedade em geral.

Para a gerente de transformação digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, "os dados, além de auxiliar na própria formulação de políticas, ajudam a rastrear o impacto das políticas formuladas e avaliar se elas atingem os objetivos esperados. Apesar da grande quantidade de dados e estatísticas já produzida sobre MPEs, ainda é preciso garantir maior integração entre eles e maior facilidade de acesso”, comenta.


Resumo das MPEs no Brasil

  • Até 2022, o país registrou 22 milhões de negócios ativos;

  • 51,6% são empresas de serviço;

  • 28,8% são comércios;

  • 8,7% são indústrias;

  • 7,2% da área de construção e

  • 3,5% do setor de agropecuária.

Arrecadação tributária

Quanto mais empresas são formalizadas, maior é a arrecadação de tributos. Entre 2007 e 2022, o pagamento de impostos vindos do Simples Nacional atingiu a marca de R$ 157 bilhões. O que correspondeu a 10% da arrecadação federal em contribuições em 2022.

A taxa de informalidade ainda é considerada grande, cerca de 44,8% dos pequenos e micronegócios em todo território nacional. O setor de agricultura e pecuária é o que apresenta maior informalidade, com estimativa de 80,2% dos negócios e também o que tem menor escolaridade e faixa etária mais elevada (proprietários acima dos 50 anos).


Observatório da Micro e Pequena Empresa

A plataforma foi lançada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (SEMPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em março de 2023.

Para acessá-la: l1nq.com/observatoriompe




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page