top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Caminhos da Produtividade - 3

Atualizado: 7 de mar. de 2023


(Imagem de Anna Nekrashevich)


Sabia que o e-commerce brasileiro deve crescer 18% ao ano até 2025? A expectativa é do relatório The Global Payments Report 2022. Isso quer dizer que quanto mais o empreendedor estiver atento às demandas do mercado, e suas tendências, maior a sua chance de sucesso.


No artigo anterior do especial Caminhos da Produtividade (2) com a especialista Erika Munhoz, da Escola Pequenas Empresas, abordamos passos importantíssimos que quanto mais claros para o empreendedor, mais eficazes serão suas ações empreendedoras. Como Propósito, Autorresponsabilidade e Objetivos.


Mundo das possibilidades

É comum os empreendedores de primeira viagem navegarem entre os extremos: ou tímidos ou exagerados em seus sonhos. Porém, na dúvida, sonhe alto. A sabedoria popular diz: “Sonhe com as estrelas, assim no mínimo você alcançará a Lua”.


Para a Erika, é fundamental pensar grande. “O sucesso requer atitude e atitude requer pensamento, então pensar grande é essencial para ter resultados extraordinários”.


Uma dica que a especialista dá é o uso da ferramenta S.M.A.R.T. (metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais). Através dela o empreendedor deve desmembrar o sonho/ objetivo em metas - talvez até em micro metas diárias - de forma mensurável dos resultados e prazos.


Senso de prioridade

Com o objetivo separado em metas, aliado a um cronograma exequível, ficará mais fácil para o empreendedor visualizar as etapas que precisa percorrer. Por consequência suas prioridades.


“Quando tudo parece urgente e importante, tudo parece igual. E quando você quer cuidar de todas as coisas, tudo acaba feito de qualquer jeito. Por isso é preciso ter clareza sobre o que realmente é prioridade, para que o mais importante seja feito primeiro”, ensina Erika.


Foco x multitarefas

Houve um tempo que o profissional multitarefas era o mais cobiçado do mercado. Porém, quem faz várias coisas ao mesmo tempo, acaba não se dedicando a nenhuma delas. Assim o retrabalho aumenta. Um cuidado que todo “eupreendedor” deve ter.


A especialista esclarece que é possível fazer duas ou mais coisas de uma só vez, “Mas é impossível focar efetivamente nas duas coisas ao mesmo tempo. O segredo da eficácia é justamente a concentração”, diz.


Gerenciar o tempo

A grande dificuldade de empreendedores, executivos e profissionais em geral é gerenciar o seu principal ativo: o tempo. “O segredo não é priorizar a agenda, mas sim agendar as prioridades”, explica Erika.


O empreendedor deve se organizar para executar as atividades conforme a ordem de importância. Ferramentas de gerenciadores de tempo ajudam, contudo o empreendedor deve se comprometer com as técnicas e ferramentas. O cérebro não gosta de mudanças, exatamente o que deve ocorrer com comportamento e hábitos para que tenha mais produtividade, fique atento às possíveis fugas e autossabotagem diante da nova agenda.


A professora lembra que a leveza é importante: “Adapte-se diariamente. Quando você primeiro organiza a semana, o planejamento diário se torna uma questão de adaptação. Repasse de manhã todos os seus compromissos. Você vai ver como é muito bom já começar o dia sabendo o que precisa ser feito”.


No próximo “Caminhos da Produtividade” os temas serão organização, hábitos e disciplina. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos ter o maior carinho em responder.


Fonte: Guia Organização do Dia e Produtividade, por Erika Munhoz da @EscolaPequenasEmpresas



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page