top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE)

No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), celebrado em 05 de outubro, o SEBRAE apresentou pesquisa sobre a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira. “Não é exagero afirmar que as micro e pequenas empresas voltaram a ser a locomotiva que puxa a economia brasileira”, diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles, em divulgação oficial.


Só no 1o semestre de 2022:

  • As MPEs foram responsáveis por 72% dos empregos gerados no país;

  • A expressiva maioria dos negócios são de Microempreendedores Individuais (MEI);

  • O Sudeste concentra 51% das MPEs, seguido pelo Sul com 19%;

  • O setor de Serviços é o mais ativo, seguido pelo Comércio.


Acesso ao crédito

Sem dúvidas, o período de pandemia mudou a economia mundial. Nesse cenário, os empreendedores precisaram se adaptar de modo que o acesso ao crédito tornou-se vital para a saúde dos negócios. “É preciso evoluir na disponibilidade e concessão de crédito direcionado e incentivado aos pequenos negócios, reduzindo o custo, a burocracia e as exigências de garantias, buscando também a simplificação da documentação”, explica Melles.




Apoio aos empreendedores

Ciente de que o ambiente brasileiro para novos negócios é hostil, o SEBRAE oferece apoio e cursos de capacitação, gratuitos ou não, presenciais e online. Além de consultoria e outros serviços. Também somam-se 2.840 unidades de serviços presenciais em todo o país.


Em 2022 o SEBRAE comemora 50 anos de atividade com o tema “Criar o futuro é fazer história”. Com o Projeto Sebrae 50+50, a ideia é fortalecer os pilares da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil.



Fonte:



Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page