top of page
  • citebonline

Empreendedorismo/ Você ouviu falar em Lifelong Learning?

Lifelong learning é uma tendência mundial já que nem sempre a estrutura acadêmica formal consegue dar vazão às necessidades do mercado de trabalho. Menos ainda a sede de conhecimento e curiosidade dos profissionais de ponta, como nós de inovação.


Numa tradução simplista, lifelong learning é a educação continuada auto sugerida. Ou seja, um processo de formação e estudos onde nós - os estudantes e profissionais - somos os protagonistas. Nessa proposta você pode contar com tutores, mentorias e grupos de estudos, mas nada será tão importante quanto a própria disciplina e clareza de objetivos.


Como começar

Procure ser sincero e objetivo consigo mesmo. Já que você não precisará prestar contas a ninguém, ninguém será responsável por você nesse processo. Só você mesmo. Então a clareza é o principal item. Mas lembre-se: o caminho de estudos é continuado. De forma que ele começa, pode mudar, mas não tem prazo para terminar.


Auto-Organização

Um dos principais ganhos desse método auto sugerido é a liberdade. Contudo, se você não tem disciplina isso pode ser um perigo. Dessa forma, pesquise e defina antes quem serão suas referências de formação e fontes de informação e crie uma agenda com uma rotina de estudos.


Estabeleça Metas

Uma vez que você não precisará provar nada a ninguém, como saber se o que está estudando está efetivamente agregando valor? Uma das sugestões é compartilhar os conhecimentos através de grupos, redes sociais ou projetos e colher o feedback das pessoas. Esteja aberto a críticas e construção coletiva. A troca generosa indica que este seja o verdadeiro caminho da aprendizagem.






Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page