top of page
  • citebonline

TI/ Cresce investimento de empresas brasileiras em IA e IoT

Pesquisa aponta que cresceu o investimento de empresas brasileiras em Inteligência Artificial e IoT nos últimos anos. Destaque para as áreas de automatização de processos e setor de segurança. Esse e outros dados foram apresentados pela Pesquisa TIC Empresas 2021, desenvolvida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).


Inteligência Artificial

Cerca de 73% das empresas que adotaram a IA afirmaram usar o recurso na automatização de processos de fluxo de trabalho, seguido pelo reconhecimento do uso de imagens em 32%. No geral, o crescimento ficou em 13% na adoção de Inteligência Artificial nas empresas brasileiras, especialmente as indústrias. Aliás, 54% das grandes indústrias também usam IA nas aplicações de segurança digital.


IoT

O estudo apontou que 85% das empresas que usam o recurso de Inteligência das Coisas o fazem no setor de segurança, como alarmes, câmeras de segurança inteligentes, instalação de detectores de fumaça e travas. Em seguida, com 44%, estão dispositivos de gerenciamento de consumo como medidores de energia, lâmpadas inteligentes e outros. No entanto, a pesquisa estima que no país 73.343 empresas passaram a usar pelo menos uma tecnologia IoT no último ano.


A Pesquisa

A coleta de dados é bianual e acontece desde 2005. Para esse estudo foram entrevistadas 4.064 empresas brasileiras entre agosto de 2021 e abril de 2022. A pesquisa conta com apoio do Ministério da Economia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e de um grupo de especialistas de diversos setores.


O estudo completo está disponível em https://cetic.br/pt/pesquisa/empresas/


Com @nicbr




Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page